Diretório Acadêmico

por Portal FAMED
Publicado: 23/08/2018 - 10:20
Última modificação: 25/03/2022 - 14:26

O diretório acadêmico da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) nasceu junto com a Escola de Medicina e Cirurgia de Uberlândia (EMECIU) no final da década de 60, tendo como objetivo zelar pelos interesses dos alunos e pela qualidade da instituição.

Batizado em homenagem ao primeiro diretor da então EMECIU, o Dr. Domingos Pimentel de Ulhôa, o DADU foi essencial para a consolidação do curso de Medicina em seu estágio inicial. No âmbito acadêmico, destaca-se a organização da greve de estudantes em prol de mais professores na década de 70; a construção da atual quadra do Centro de Convivência do Campus Umuarama; a publicação de diversos jornais denominados “O Bisturi” que relatavam os principais assuntos em pauta entre os estudantes e o papel fundamental exercido por membros do diretório, dentre eles seu primeiro presidente Dr. Newton Marques, na atração de investimentos para o curso, como a construção do Hospital de Clínicas.

​Além disso, na década de 70 o diretório contava com sede em um cômodo em frente ao Uberlândia Tênis Clube (UTC), onde ocorriam badaladas festas dos estudantes de Medicina, dentre elas a famosa ASMA- Agarre Seu Médico Agora e também com uma cantina própria no campus. Destaca-se que, desde sua fundação, o DADU prezou pela realização de ações sociais, como o Baile da Sociedade Médica realizado no Clube Cajubá a fim de arrecadar dinheiro para bolsas de estudo e um cursinho do diretório com aulas ministradas pelos alunos necessitados, os quais dividiam a receita entre si.

​Com o passar dos anos, o DADU passou por diferentes fases, deixando para trás alguns projetos, mas investindo em outros. A representação e a defesa dos interesses dos estudantes de Medicina da UFU sempre foram os objetivos do diretório, sendo que cada gestão, ao ser eleita de forma democrática pelo corpo estudantil, interpretou esse compromisso de diferentes formas ao longo dos anos, não sendo uma interpretação pior ou menos relevante que a outra, e sim distintas e acolhedoras da opinião de diferentes grupos.

Localização: Sala 03 - Centro de Convivência (Bloco 6V) - Campus Umuarama