PET

por Portal FAMED
Publicado: 19/11/2017 - 07:56
Última modificação: 23/01/2023 - 07:12

O Programa de Educação Tutorial (PET) é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um(a) docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior do País orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial. Sendo assim, o Programa é composto por grupos tutoriais de aprendizagem e busca propiciar aos alunos, sob a orientação de um(a) professor(a) tutor(a), condições para a realização de atividades extracurriculares, que complementem a sua formação acadêmica, visando atender mais plenamente às necessidades do próprio Curso de Graduação, ampliando e aprofundando o percurso de sua formação profissional. Espera-se assim, contribuir para a melhoria da qualidade acadêmica dos Cursos de Graduação na UFU. O programa foi criado em 1979 e atualmente conta com mais de 800 grupos em dezenas de instituições de ensino superior do Brasil, além dos grupos institucionais.

O PET Medicina UFU iniciou suas atividades em 1991. Atualmente, o grupo é formado por 12 integrantes bolsistas, além do tutor. As atividades desenvolvidas pelo grupo promovem a formação ampla e de qualidade dos(as) estudantes de graduação envolvidos(as) direta ou indiretamente com o Programa, estimulando valores que reforcem a cidadania e a consciência social dos(as) participantes e a melhoria dos Cursos de Graduação com compromisso com o ensino, a pesquisa e a extensão. Dentre as atividades desenvolvidas pelo PET Medicina, destacam-se: Sessão de Integração dos Eixos do Curso de Medicina da UFU (SIET), que tem como objetivo promover a correlação entre os conteúdos ministrados nos diferentes eixos dos componentes curriculares do curso de graduação em Medicina promovendo o diálogo e a interação entre os(as) professores(as) de cada eixo, possibilitando que essa integração transcenda o momento da SIET, alcançando outras atividades curriculares em que docentes possam conhecer melhor os trabalhos e conteúdos ministrados uns pelos outros, promovendo novas oportunidades de ensino-aprendizagem aos(às) discentes, com a integração e a valorização das contribuições que cada eixo pode trazer à formação médica dos(as) discentes do curso; Golden PET, em que, ao final de sua participação no PET Medicina, cada petiano(a) apresenta à comunidade, no formato de uma apresentação oral em um evento científico, alguma temática relevante para a formação profissional e cidadã; Recepção aos(às) Ingressantes: atividade integrante da Semana de Acolhimento (SAC), para acolher os(as) novos(as) discentes do curso de Medicina da UFU, além de apresentar a eles(as) o PET. Além dessas atividades, o PET realiza, de acordo com seu planejamento a cada ano, diferentes oficinas, apresentações, simpósios, entre outras. Semanalmente, o grupo tem suas reuniões administrativas para conduzir o processo de trabalho e, ao longo do mês, reuniões criativas, de extensão e pesquisa para organizar o planejamento e execução de todas as suas atividades nessas três vertentes, valorizando os saberes e competências dos(as) integrantes e do tutor(a) na condução das atividades do grupo.

Para mais informações, acesse: http://www.pet.famed.ufu.br/

Endereço:
Campus Umuarama - Bloco UMU2H