PET

por Portal FAMED
Publicado: 19/11/2017 - 07:56
Última modificação: 10/07/2019 - 09:20

O Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa mantido pelo Ministério da Educação desenvolvido numa tentativa de promover melhorias no ensino superior, a partir da integração efetiva de atividades de ensino, pesquisa e extensão para a graduação num modelo de educação tutorial. Assim, os grupos PET são formados por estudantes de graduação, bolsistas ou não, sob orientação de um docente, o tutor do grupo. O programa foi criado em 1979 e atualmente conta com mais de 800 grupos espalhados em dezenas de instituições de ensino superior do Brasil, além dos grupos institucionais.

O PET Medicina UFU iniciou suas atividades em 1991, buscando, desde então, manter-se fiel à filosofia do programa. Atualmente, o grupo é formado por 12 integrantes bolsistas, além do tutor. As atividades desenvolvidas pelo grupo refletem o compromisso com o ensino, a pesquisa, a extensão universitária e com o aperfeiçoamento e a formação de seus integrantes. Dentre as atividades desenvolvidas pelo PET Medicina, destacam-se: Sessão de Integração Básico-Clínica (SIBC), que visa integrar as disciplinas dos primeiros períodos do curso com a prática clínica; Sessão Ético-Anátomo-Clínica (SEAC), realizada em parceria com os departamentos de Clínica Médica e Patologia, essa sessão promove discussões sobre os aspectos clínicos, éticos e os achados patológicos de casos atendidos no Hospital de Clínicas de Uberlândia; Golden PET, que consiste em uma atividade de conclusão realizada por petianos antes de deixarem o grupo, sobre temas diversos, e a Recepção de Calouros: atividade integrante da Semana de Acolhimento, visa dar as boas vindas aos calouros além de apresentar o PET. Além dessas atividades, o PET realiza oficinas, apresentações, simpósios, entre outras.

Para mais informações, acesse: http://www.pet.famed.ufu.br/

Endereço:
Campus Umuarama - Bloco UMU2H