Medicina

Segundo R. Epstein & E. M. Hundert, o profissional médico competente é aquele que faz: “uso judicioso e habitual da comunicação, do conhecimento, das habilidades técnicas, do raciocínio clínico, das emoções, valores e reflexões na prática diária, para o beneficio dos indivíduos e da comunidade aos quais ele serve”.

O bacharel em medicina ou médico atua, de forma generalista, na promoção da saúde, na prevenção e no tratamento de doenças e na reabilitação do ser humano. Realiza procedimentos clínicos e cirúrgicos em ambulatório e atendimento inicial das urgências e das emergências em todas as fases do ciclo biológico. Avalia, sistematiza e decide as condutas mais adequadas baseadas em evidências científicas. Encaminha casos, para as especialidades médicas, de acordo com a organização do Sistema Único de Saúde do País. Em sua atividade gerencia o trabalho e os recursos materiais, de modo compatível com as políticas públicas de saúde. Atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde do indivíduo e da comunidade, primando pelos princípios éticos e de segurança.

Os temas abordados na formação do médico são: Determinantes Sociais, Culturais, Comportamentais, Psicológicos, Ecológicos, Éticos e Legais, nos Níveis Individual e Coletivo, do Processo Saúde-Doença; Bases Moleculares e Celulares dos Processos Normais e Alterados, da Estrutura e Função dos Tecidos, Órgãos, Sistemas e Aparelhos; Políticas e Ações do Sistema Único de Saúde (SUS); Meios de Abordagem ao Paciente para realizar História Clínica e Exame Físico; Fisiopatologia dos Sinais e Sintomas das Doenças, abordando necessariamente as Grandes Áreas – Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia, Medicina Preventiva e Clínica Médica; Diagnósticos, Prognóstico e Conduta Terapêutica; Promoção da Saúde e Processos Fisiológicos – Gestação, Nascimento, Crescimento e Desenvolvimento, Envelhecimento e Processo de Morte; Ética e Meio Ambiente; Relações Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).

O médico trabalha no serviço de saúde público ou privado. Atua no nível primário em unidades básicas de saúde, na comunidade, em ambulatórios gerais e pronto-socorros; no nível secundário em ambulatórios de especialidade e no nível terciário em hospitais. Em instituições de pesquisa; em clínicas e em consultórios públicos, privados ou da saúde complementar, em planos de saúde e em convênios médicos. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.

Endereço para Correspondência:
Campus Umuarama - Bloco 2H - Sala 8
Av. Pará, 1720 - Bairro Umuarama
Uberlândia - MG - CEP 38400-902
 

Secretaria do Curso de Medicina:
 
Hevelin Chedid Melo Borges 

Mariana Andrade Barcelos Rosa

Sônia Aparecida Paiva

 

Telefone: 34 3225-8620
e-mail: ccmedi@ufu.br
 

Coordenação do Curso de Medicina:
Campus Umuarama - Bloco 2H - Sala 08
Av. Pará, 1720 - Bairro Umuarama
Uberlândia - MG - CEP 38400-902

Tipo: 
Graduação
Email: 
ccmedi@ufu.br
Telefone: 
34 3225-8502
Página: 
http://www.famed.ufu.br/graduacao/medicina