Coordenação de área

Coordenação de Pesquisa

por Portal FAMED
Publicado: 18/11/2019 - 09:52
Última modificação: 17/05/2022 - 09:08
A Coordenação de Pesquisa da Faculdade de Medicina (COLPEFAMED), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), é o órgão de assessoria no âmbito da pesquisa, criado pela Portaria DIRFAMED nº 05/2002 conforme constante no Regimento Interno da FAMED, em seu inciso XVII do Artigo 9º, que se refere à constituição da FAMED, à criação da Coordenação de Pesquisa, constando ainda na Seção VII - Da Coordenação de Pesquisa - do Artigo 38, que a referida Coordenação de Pesquisa da Faculdade de Medicina será exercida pelo Colegiado de Pesquisa.
Funcionamento do COLPEFAMED
Visando o acompanhamento e registro dos Projetos de Pesquisa coordenados por docentes dos cursos de graduação e pós-graduação da FAMED, informamos o procedimento para aprovação na Unidade acadêmica antes do envio ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP/UFU) via Plataforma Brasil.
Para que a Diretora da FAMED autorize a pesquisa, os pesquisadores devem seguir os passos descritos abaixo. A avaliação do projeto será feita por um membro do COLPE.
Autorização de pesquisa coordenada por um pesquisador da FAMED
O COLPE/ FAMED faz uma avaliação prévia de todos os Projetos de Pesquisa que serão submetidos ao CEP. Para autorização destas pesquisas pela FAMED, um dos membros do grupo de pesquisa deverá para o e-mail do COLPE os documentos abaixo, todos separados em formato em PDF e legíveis. É essencial a clareza acerca da viabilidade financeira do projeto.
O tempo máximo para avaliação dos projetos pelo COLPE e envio da Folha de Rosto assinada pela diretoria é de até cinco dias úteis
DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS NA AVALIAÇÃO DO DOCUMENTAÇÃO PARA O COLPE
  • Folha de Rosto (gerada na etapa 5 da Plataforma Brasil). Atenção: a “Unidade/ Órgão” informada no campo “Instituição Proponente” do documento deve ser a “Faculdade de Medicina”; poderá também ser entregue na Direção da Faculdade de Medicina, no Campus Umuarama - Bloco 6R - Secretaria.
  • Termo de Compromisso da Equipe de Pesquisa; seguir o modelo disponível no site do CEP/UFU;
  • Declaração da Instituição Coparticipante da Pesquisa; segundo modelo do CEP, com exceção para os projetos com coleta de dados feita no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC/UFU. Neste caso, deve-se preencher o formulário de cadastro de pesquisa do HC/UFU (https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-sudeste/hc-ufu/ensino-e-pesquisa/solicitacao-de-projeto-de-pesquisa-no-hca Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP/HC) irá devolver o Termo de Anuência da Instituição Co-participante preenchida e assinada;
  • Projeto de Pesquisa: descrição detalhada do planejamento e das etapas da pesquisa.
 
 

Atenção: Outros documentos são necessários para a submissão ao CEP.

No link abaixo você terá todas as informações, inclusive o Calendário de atividades CEP/UFU:

http://www.propp.ufu.br/cep#tab-0-2

O CEP disponibiliza dois materiais interessantes para esclarecer suas dúvidas sobre a submissão:

CARTILHA DE ORIENTAÇÕES PARA A SUBMISSÃO DE PROTOCOLO DE PESQUISA AO CEP/UFU

Link: http://www.propp.ufu.br/sites/propp.ufu.br/files/media/documento/cartilha_de_orientacoes_cep_ufu.pdf

MANUAL DO PESQUISADOR. Informações sobre submissão, emenda, notificação e relatórios de pesquisa. 

Link: http://www.propp.ufu.br/sites/propp.ufu.br/files/media/documento/manual_do_pesquisador.pdf