Coordenação de área

Coordenação de Pesquisa

por Portal FAMED
Publicado: 18/11/2019 - 09:52
Última modificação: 19/11/2019 - 08:56

A Coordenação de Pesquisa (COLPE) da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) é órgão de assessoria no âmbito da pesquisa, criado pela portaria FAMED 05/2002 de 02 de setembro de 2002, conforme constante no Regimento Interno da Faculdade, em seu inciso XVII do Artigo 9°, que se refere à constituição da FAMED, à criação da Coordenação de Pesquisa, constando ainda na Seção VII – Da Coordenação de Pesquisa – do Artigo 38, que a referida Coordenação de Pesquisa da FAMED será exercida pelo Colegiado de Pesquisa.

 

Funcionamento do COLPE

Visando o acompanhamento e registro dos Projetos de Pesquisa coordenados por docentes dos cursos de graduação e pós-graduação da FAMED, informamos o procedimento para aprovação na FAMED antes do envio para o Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos (CEP/UFU) via Plataforma Brasil.

Para que uma pesquisa coordenadora por um pesquisador lotado na FAMED, esta deve autorizar a execução do projeto, caracterizando-se como unidade proponente. Nestes casos, qualquer outra instituição envolvida nesses projetos, será considerada como instituição coparticipante. Para que uma pesquisa coordenada por um pesquisador que não tem vínculo formal com a FAMED, a sua instituição de vínculo será a instituição proponente e a FAMED poderá ser instituição coparticipante se estiver envolvida no projeto. A FAMED deverá autorizar a pesquisa coordenada por um pesquisador desta unidade acadêmica através da assinatura da Folha de Rosto.

Para que o Diretor da FAMED autorize a pesquisa, os pesquisadores devem seguir os passos descritos abaixo. A avaliação do projeto será feita por um membro do COLPE. O COLPE terá até cinco dias úteis para responder e coletar a assinatura do Diretor.

 

Autorização de pesquisa coordenada por um pesquisador da FAMED

Para autorização destas pesquisas pela FAMED, um dos membros do grupo de pesquisa deverá para o e-mail do COLPE os documentos abaixo, todos separados em formato em PDF.

  • Projeto de pesquisa completo conforme modelo Faculdade de Medicina ao final desta página;
  • Termo de Compromisso da Equipe Executora conforme modelo do CEP com assinatura original de todos os pesquisadores envolvidos;
  • Termo de Anuência da Instituição Coparticipante segundo modelo do CEP, com exceção para os projetos com coleta de dados feita no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU). Neste caso, deve-se preencher o formulário de cadastro de pesquisa do HC-UFU (http://www.hc.ufu.br/informativos/noticias-gestao-academica-01) e enviado junto com o projeto em PDF para o e-mail geacd@hc.ufu.br; a Direção de Gestão Acadêmica irá devolver o Termo de Anuência da Instituição Coparticipante preenchida e assinada em resposta ao e-mail;
  • Declaração de Patrocinador segundo modelo do Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos (CEP/UFU);
  • Termo de compromisso do pesquisador principal da FAMED conforme modelo Faculdade de Medicina ao final desta página.
Coordenador(a): Érick Prado de Oliveira