Atlética

Atlética Medicina

AAAMRD
por Portal FAMED
Publicado: 23/08/2018 - 09:55
Última modificação: 17/01/2020 - 10:55

Anteriormente a 1999, a Atlética ainda não existia como uma Instituição e fazia parte do Diretório Acadêmico Dr. Domingos Pimentel de Ulhôa (DADU), como uma Coordenação de Esportes. Devido ao crescimento do esporte na faculdade, os alunos da Medicina-UFU decidiram organizar uma Intermed em nossa cidade. Para isso, era necessário que a Atlética da Faculdade organizadora fosse separada do Diretório Acadêmico, possuindo seu próprio registro em cartório com CNPJ e estatuto. Assim, alguns acadêmicos resolveram tomar a iniciativa de separar a Coordenação de Esportes do DADU e torná-la uma instância maior. Foi assim que surgiu a AAAFAF. 

     No dia 2 de julho de 1999 ocorria a primeira Assembléia Geral da Associação Atlética Acadêmica Professor Fernando Antônio de Freitas (AAAFAF), registrada em ata pelo acadêmico Glauco Costa Silveira, que cursava o sexto período. Nessa Assembléia discutiu-se o Estatuto da nova Instituição e a eleição da primeira chapa candidata à Diretoria Executiva da AAAFAF. Foi então aprovado o primeiro Estatuto da AAAFAF com uma única chapa concorrendo, a “Chapação”, sendo eleita por unanimidade. Na época, a Instituição levou inicialmente o nome do Prof. Fernando, ex-Pró-Reitor da Universidade, pois este nos deu todo apoio, incentivo e estímulo à organização da Atlética. O primeiro presidente foi Pablo Vinícius Oliveira Gomes, responsável pela gestão 1999/2000. Nascia, então, a Atlética na forma e estrutura como é hoje.

     É de extrema importância agradecer aos nossos AMIGOS, aqueles que começaram uma grande empreitada e que hoje tão orgulhosos, levamos adiante. No início a Atlética estava sob comando dos saudosos Pablo Vinícius, Marcel Resende, Ticó, Pacheco, Leandro, Márcio, Louise, Hildo, Lombriga e Maruco. Podemos  chamá-los de amigos, pois mesmo sem conhecer a todos somos eternamente gratos por terem plantado uma semente que hoje cultivamos com tanto gosto.

Na época enfrentaram toda a dificuldade de estruturar uma instituição sem verbas, ainda sem muito apoio, e levaram adiante, apesar de tudo, uma idéia que acabou virando o nosso sonho. Registraram a Instituição em cartório e nos forneceram todas as bases para continuarmos hoje, esse trabalho tão bonito que eles iniciaram. Só temos a agradecer por tudo que fizeram, e reconhecer que foram grandes, nos incentivando a continuar. 

    E um desses grandes mencionado acima, foi nosso amigo e parceiro Marcel. Ele fez parte da nossa Atlética desde o início, e com sua garra contagiante, alegria e vibração, nos ensinou muito a respeito do viver. Foi um grande atleta, um membro honorável da nossa Instituição e acima de tudo um grande amigo. Fez uma trajetória de vida incrível, era percebido e admirado por muitos e grande era a nossa consideração por ele. Mas maior que isso foi a saudade que ele deixou. 

    Em 12 de abril de 2003, o nosso amigo, infelizmente, faleceu em um acidente de carro, e deixou-nos o vazio da saudade.
E por reconhecermos o quão foi importante para nossa Atlética e por querer eternizar para sempre toda a garra, toda a alegria e a positividade que ele tinha, resolvemos, com aceitação dos alunos, alterar o nome da Atlética e fazer-lhe uma homenagem. Desde 29 de outubro de 2005, a Atlética passou a se chamar Associação Atlética Acadêmica Marcel Resende Davi. (A.A.A.M.R.D). 

   Depois disso, várias presidências se passaram e hoje a Atlética é uma Instituição Acadêmica, organizada, com estatuto próprio, registrado em cartório, CNPJ próprio, formada por alunos regularmente matriculados no curso de Medicina da UFU e que tem como objetivo principal à promoção do esporte na nossa Faculdade. Nossa missão é trazer o aluno para a prática regular de atividade física, promover campeonatos, competições internas, representar oficialmente o Curso de Medicina da UFU em competições locais, regionais e nacionais, estimular atletas, promover treinos, enfim, pregar o esporte e a coletividade, nunca esquecendo de princípios importantes como a responsabilidade e a disciplina.

A existência de um grupo responsável pelos esportes na Medicina-UFU já é antiga. Desde a turma pioneira existe uma turma que levou a sério a prática de esportes e incentivou os atletas da Medicina. Além disso, promoviam também a integração e a saúde dos estudantes. A eles também agradecemos por terem iniciado em nossa Faculdade a prática e o incentivo ao esporte. 

    Hoje, é um princípio nosso procurar fazer sempre mais e melhor. Preocupamos-nos com o aluno, tentando trazê-lo sempre para o esporte, para os campeonatos, que além de um hábito saudável, também propicia o bom convívio entre os diversos períodos, pregando a coletividade e fornecendo momentos agradáveis e memoráveis. 

    Assim, aos poucos, a Atlética vai construindo sua história, seus membros trabalham intensamente para tornar a Instituição um motivo de orgulho e de muito respeito perante a nossa Universidade, representando o esporte e a qualidade de vida. 

 

Presidente:

Gabriel Ferreira Silva

Vice-presidente:

Iago Favoreto Fernandes de Oliveira

Primeiro-secretário:

João José de Moura Neto

Segundo-secretário:

Deborah Roberta Feitosa

Primeiro-tesoureiro:

Felipe Silva Damasceno

Segundo-tesoureito:

Sofia Baraldi Lamana

 

Diretores de Esporte:

Juliana Kanaan Machado

Gabriel Marinho e Silva

João Gabriel Carvalho Rocha

Gabriel Santos Santana da Silva

Igor Silva Campos

Isabela Souza Curvinel Borges

Antônio José Magalhães Silva Filho

 

Diretores de Marketing:

Gabriel Mário de Oliveira

Gabriel Areolli Arellaro

Pâmela Ester Soares de Alencar

Claiton Luiz de Almeida Filho

Amanda de Oliveira Chagas

Conselho Fiscal: João Vitor Navarro Alves de Lima

Jaqueline Felipe Spirandelli

Gustavo Braga de Faria

Horário de atendimento: 
Diariamente das 08h às 17h.
Endereço: 
Campus Santa Mônica
Av. João Naves de Ávila - 2121 - Bairro Santa Mônica
Uberlândia - MG - CEP 38408-100