Liga Acadêmica

por Gabriela Chaves
Publicado: 28/10/2021 - 14:34
Última modificação: 06/05/2024 - 09:37

A Liga Acadêmica de Saúde da Família e da Comunidade (LASFC), da Faculdade de Medicina (FAMED), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), tem como princípios a multiprofissionalidade e interdisciplinaridade, pilares que buscam integrar as atividades de ensino, pesquisa e extensão de forma a enriquecer a formação do estudante da área da saúde, incluindo estudantes dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Saúde Coletiva. Além disso, tem como objetivo a convivência entre várias áreas de atuação em saúde, com foco na Estratégia de Saúde da Família e como base a Política Nacional de Atenção Básica.

Objetivos

A LASFC, como um farol incansável, guia seus membros e a comunidade em direção ao conhecimento e à excelência. Seus objetivos, como pilares sólidos, sustentam essa jornada inspiradora:

Integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão: A LASFC se engaja ativamente na comunidade, através de atividades de extensão universitária, promovendo ações que beneficiam a todos e fazem a diferença na vida das pessoas. Além disso, compartilhar saberes é a essência da LASFC. Através de cursos, monitorias e grupos de estudo e participação de convidados experientes, ela oferece aos seus membros a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e se tornarem profissionais ainda mais qualificados. A LASFC incentiva a investigação científica, impulsionando o desenvolvimento de novas ideias e soluções para os desafios da saúde. Seus membros são encorajados a participar de projetos de pesquisa e apresentar seus resultados em eventos e periódicos científicos.

Interligando Áreas, Fortalecendo Profissões: A LASFC acredita na força da colaboração. Ela promove a interação entre as áreas básicas e profissionalizantes da Saúde, reconhecendo a importância da multiprofissionalidade para uma saúde integral. Essa sinergia gera um ambiente de aprendizado rico e estimulante, onde diferentes perspectivas se convergem em busca de melhores resultados.

Aprimoramento Contínuo: A LASFC reconhece que o aprendizado é um processo contínuo. Por isso, oferece aos seus membros diversas oportunidades para desenvolver e aprimorar suas competências nas áreas de atuação da LASFC.

Uma Missão Conjunta com a Faculdade de Medicina: A LASFC se dedica a colaborar com a Faculdade de Medicina da UFU no cumprimento de sua missão e objetivos institucionais. Através da participação ativa em eventos, projetos e atividades da Faculdade, a LASFC contribui para a excelência do ensino, da pesquisa e da extensão.

Divulgando Conhecimento: A LASFC acredita que o conhecimento deve ser acessível a todos. Por isso, promove a divulgação científica para a comunidade geral, levando o conhecimento científico para além dos muros da academia, impactando positivamente a vida das pessoas.

Um Compromisso com a Sociedade: A LASFC busca contribuir para a melhoria do atendimento de usuários de serviços parceiros da LASFC e com a qualidade de vida da comunidade geral. Na busca de constante interação com diferentes organizações e instituições e com a sociedade, a LASFC promove ações que visam à promoção da saúde, à prevenção de doenças e ao acesso à saúde de qualidade para todos.

Programação

As reuniões da LASFC acontecem às terças-feiras entre às 12:00 e 13:00, dividindo os encontros entre as atividades administrativas, de ensino, de pesquisa e de extensão. Os encontros do Journal Club da LASFC são abertos para o público que se interessa pelo assunto.

Participantes:

1. Wallisen Tadashi Hattori (Biologia) Coordenador Docente
  2. Gabriella de Paiva Aguiar (Enfermagem) Coordenadora Discente
  3. Amanda de Lima Azevedo Martins (Medicina) Secretária
  4. Isabella da Silva Souza (Nutrição) Coordenadora de Comunicação
  5. Isadora Dias Silva (Enfermagem) Coordenadora de Ensino
  6. Giovanna Lima Borges (Medicina) Coordenadora da Pesquisa
  7. Gabryella Rodrigues de Sousa (Nutrição) Coordenadora de Extensão
  8. Ana Eduarda Kato Teixeira (Psicologia)
  9. Giovana Nasciutti Vilarino (Psicologia)
  10. Isabela de Ávila Silveira (Enfermagem)
  11. Laina Oliveira Cardoso Nascimento (Medicina)