Grupo de Pesquisa

por Eva
Publicado: 31/05/2021 - 17:16
Última modificação: 09/02/2022 - 16:53

Atualmente muito tem se falado sobre abordagens acolhedoras em nutrição, como a nutrição comportamental, uma abordagem científica e inovadora no campo da alimentação e nutrição, que abarca não só os aspectos fisiológicos, mas também os psicossociais e emocionais da alimentação. Essa abordagem tem como principal intuito melhorar a relação que o sujeito possui com a comida. Nessa perspectiva, estratégias e ferramentas inovadoras têm sido empregadas na abordagem de comportamentos alimentares disfuncionais, e dentre elas destacam-se o Mindfulness, Mindful Eating e o Comer consciente. A prática do Mindful Eating, “atenção plena ao comer” ou comer consciente, que preconiza que os indivíduos devem estar atentos a toda experiência envolvida no comer, sem julgamentos. O Mindful Eating, é uma experiência que envolve corpo, mente e coração na escolha e preparo da comida, bem como no ato de comê-la.6Almeida CC, Assumpção AA Por meio do Mindful Eating os sujeitos têm a oportunidade de se conectar com a consciência do momento presente, desenvolvendo a autonomia e permissão para escolherem qualquer tipo de alimento que desejarem, sem julgamentos, fazendo de cada refeição um momento de autocuidado e bondade consigo próprio.

Por se tratar de abordagens inovadoras, os estudos sobre a temática, apesar de crescentes, são pouco numerosos, notadamente no cenário nacional. Portanto, a sistematização desse conhecimento é importante para a sua melhor compreensão, e para propagar, no Brasil, o conhecimento das pesquisas internacionais envolvendo essas abordagens. Nesse sentido, a essência do GEPPCA se baseia em atividades de pesquisar, estudar e oferecer estratégias de cuidado em nutrição e saúde voltadas para a melhoria da relação com o comer, o corpo e a mente, valorizando os saberes e significados dos alimentos aos indivíduos e sociedade, incluindo as acima citadas. O nascimento do Grupo de Estudo, Pesquisa e Prática em Comportamento Alimentar, foi gerado pelo sentimento de aprofundar, encontrar e tornar visível todas essas raízes do comer e o início estruturado se deu em março de 2020.

As atividades do grupo incluem discussões de artigos e projetos de extensão, e foram iniciadas em meio ao contexto pandêmico sobre corpo-mente-alimento, comunicação verbal e não verbal e condutas de acompanhamento nutricional confrontantes com abordagens dietéticas tradicionais. É coordenado pela Profa. Dra. Marina Rodrigues Barbosa e é formado por estudantes de graduação em diferentes níveis acadêmicos do curso de Nutrição, bem como de outros cursos e instituições. Estes estudantes realizam seus trabalhos de conclusão de curso e de iniciação científica com ou sem bolsa (graduação), projetos de extensão com e sem bolsa. Os estudos que realizamos e que discutimos são organizados em duas linhas principais: Hábitos alimentares e saúde mental e Aspectos Subjetivos das Práticas Alimentares.

Para saber mais sobre o grupo ou entrar em contato, siga nosso endereço do instagram @geppcanutricaouf.

Coordenador(a): Marina Rodrigues Barbosa