Extensão

Universidade Amiga do Idoso

UNAI
por Mariana Andrade Barcelos Rosa
Publicado: 25/10/2019 - 11:55
Última modificação: 05/02/2020 - 10:56

Desenvolvido desde 2016, sob a coordenação da Profa. Karina do Valle Marques, o projeto Universidade Amiga do Idoso (UNAI-UFU) é uma ação de extensão da Faculdade de Medicina da UFU, vinculada e registrada na Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PROEXC-UFU).

O projeto partiu inicialmente do programa “Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida para a Terceira Idade” criado em 2015. Na época, este foi concebido no âmbito da Faculdade de Medicina, com o apoio da PROEXC, e contou com a colaboração de professores dos cursos de Enfermagem, Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Dança, Teatro, Psicologia e Escola Técnica de Saúde e de vários outros setores internos e externos à UFU, como a Secretaria de Saúde e Conselho Municipal do Idoso. Em 2016, foi reformulado e adquiriu novo nome. Fundamentou-se no movimento mundial denominado Aprendizagem ao Longo da Vida (em inglês, Life Long Learning - LLL) e, particularmente, no movimento europeu Age Friendly University (AFU), surgido em 2014 com a finalidade de ajudar as universidades europeias a identificarem as contribuições distintivas que podem ser feitas pelas instituições de ensino superior para atender as pessoas idosas. A UNAI-UFU adotou o sistema europeu das AFU, internacionalmente, iniciado, em 2012, na Universidade de Dublin, na Irlanda, e que hoje conta com 21 instituições de ensino superior pela Europa, América do Norte, Coréia do Sul e Austrália, organizadas em uma rede que sistematizou os princípios fundamentais para a criação de universidades amigas do idoso.

Os princípios que regem a rede de universidades amigas do idoso são: 1) Estimular a participação dos adultos mais velhos em todas as atividades relevantes da universidade, inclusive os programas de pesquisa; 2) Promover o desenvolvimento pessoal e profissional na segunda metade da vida das pessoas, inclusive dando apoio aos que querem tentar uma nova carreira; 3) Reconhecer o amplo espectro de necessidades educacionais dos mais velhos, para atender desde os que deixaram a escola precocemente até os que buscam um título de PhD; 4) Promover o aprendizado intergeracional, facilitando o compartilhamento de expertises entre estudantes de todas as idades; 5) Ampliar o acesso à educação online para adultos de modo a garantir a diversidade de possibilidades de participação; 6) Garantir que a agenda de pesquisa da universidade leve em consideração as necessidades relacionadas ao envelhecimento; 7) Ampliar o conhecimento dos alunos sobre os dividendos da longevidade e a riqueza que esta pode trazer para a sociedade; 8) Melhorar o acesso dos idosos aos programas da universidade relacionados a saúde e bem-estar, assim como as artes e atividades culturais; 9) Fazer com que a universidade se engaje e participe de sua própria comunidade de aposentados; 10) Garantir diálogo constante com organizações que representem os direitos da população mais velha.

Atualmente, a UNAI-UFU busca promover ações educacionais, recreativas, culturais, sociais e de prática de atividade física e qualidade de vida para pessoas com idade igual ou superior a 50 anos. O projeto seleciona, no início do ano, 100 idosos para participarem de um conjunto de oficinas de formação com carga horária obrigatória de 360 horas. No final do ano, os participantes recebem um certificado de participação com o título de "Promotor do Envelhecimento Ativo e Saudável”. A primeira turma foi formada em dezembro de 2016.

O projeto, de caráter multidisciplinar, desenvolve atividades obrigatórias (regulares e em grupo) e optativas (oficinas e palestras) acerca de diversas temáticas, tais como fundamentos em gerontologia, direito do idoso, informática, atividades físicas, recreativas e de lazer, dança, teatro, bem-estar e saúde, primeiros socorros, cozinha afetiva, horta orgânica, qualidade de vida, aprendizagem e memória, inteligência emocional e artesanato. As atividades são realizadas nos campi Santa Mônica, Umuarama e Glória, obedecendo ao calendário acadêmico da UFU e com o envolvimento de docentes, alunos e servidores da universidade.

 

 

Merecem destaque as atividades já realizadas:

  • Arraiá Intergeracional (Anual);

  • Espetáculo: Vaidosos (11 e 12/12/2017);

  • Espetáculo: Muda, até brotar flor (15/12/2018);

  • I Semana Integrativa da Universidade Amiga do Idoso e I Feira da Economia Prateada (01 a 04/10/2019).

Segundo a coordenadora, a iniciativa proposta possui perfil acadêmico, sociocultural e de extensão universitária, o qual permite abrir as portas para um segmento da população sedento de oportunidades na cidade de Uberlândia-MG, bem como abrir um espaço de convivência social, de aquisição de novos conhecimentos voltados para o envelhecimento ativo, sadio, digno e, sobretudo, na tomada de consciência da importância de participação do idoso na sociedade, como sujeito histórico. A professora resume: “O grande interesse desse programa é propiciar aos idosos instrumentos que os tornem capazes de enfrentar as mudanças físicas e emocionais desta etapa da vida, que são fundamentais para que o indivíduo continue sendo reconhecido como um sujeito autônomo capaz do exercício pleno da cidadania”.

Coordenador(a): Karina do Valle Marques
+55 34 3239-1307 R:1307
Endereço: 
Campus Umuarama - Bloco 4B
Rua Pedro Quirino - s/n - Bairro Umuarama
Uberlândia - MG - CEP 38405-320