Práxis de Imunização – Atividade Prática de Vacinação com a Comunidade Adulta

por Mariana Andrade Barcelos Rosa
Publicado: 01/10/2019 - 11:38
Última modificação: 05/02/2020 - 11:58

Desenvolvido desde 2004, sob a coordenação dos professores Elias José Oliveira (FAMED/UFU), Edilge Maria de Gouveia Cunha (ICBIM/UFU) e José Roberto Mineo (ICBIM/UFU), o projeto Práxis de Imunização – Atividade Prática de Vacinação com a Comunidade Adulta objetiva oferecer ao trabalhador adulto a possibilidade de regularizar o seu cartão de vacinas por meio da imunização, conforme as Normas Regulamentadoras do Trabalho, em seu próprio local de trabalho, realizada por uma equipe de discentes dos cursos de graduação em Enfermagem, Medicina e/ou Biomedicina assistida por um docente ou técnico responsável. Em cumprimento ao Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, pretende-se disponibilizar à comunidade vacinas exclusivas do trabalhador adulto, tais como Hepatite B, dupla Adulto, Tríplice Viral, febre amarela e Influenza (quando liberado). Os resultados das ações são encaminhados para registro no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI - dataSUS) do Ministério da Saúde.

Em parceria com o Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia e o apoio do Setor de projetos da Prefeitura Municipal de Uberlândia e da Vigilância Epidemiológica Estadual de Minas Gerais, já foram realizados mais de 26 mil atendimentos em empresas privadas e órgãos públicos.

De acordo com dados coletados pela Equipe Observatório de Extensão e Cultura (ObEXC Proexc), no ano de 2017 foram atendidas 42 empresas privadas, 04 escolas (3 estaduais e 1 municipal), universidades particulares (Uniube e Una), Defensoria Pública Estadual, Procuradoria Municipal, Exército Brasileiro, Presídio Jacy de Assis, Fórum Abelardo Pena e Juizado Especial, Câmara Municipal de Uberlândia, DMAE, Secretaria Municipal de Agropecuária, Hospital de Clínicas de Uberlândia, Hospital do Câncer, Hospital Veterinário da UFU, Polícia Civil; Militar; Federal e Rodoviária Federal, além de comunidades religiosas de matriz africana, católica e evangélica.

Segundo informações da coordenação, nos anos de 2014, 2015 e 2016, um total de 243 discentes participou do projeto com a aplicação intramuscular e subcutânea de medicamentos. A média registrada foi de 110 aplicações de vacinas por discente.

No ano de 2019, espera-se vacinar 15.000 adultos produtivos e capacitar 100 discentes selecionados do 5º período do curso de Enfermagem, do 4º período do curso de Medicina e do 4º período do curso de Biomedicina.

Coordenador(a): Elias José Oliveira