Departamento de Ética e Humanidades em Saúde

Publicado: 23/09/2019 - 11:58
Última modificação: 17/01/2020 - 10:57

Visão geral:

Humanidades e ética em saúde é um termo amplo que abrange várias áreas de estudo (filosofia, estudos literários, história, estudos religiosos, direito, ciências sociais e artes) que ajudam estudantes e profissionais de saúde a entender e abordar as complexas experiências humanas inerentes em saúde, doença e morte. Os crescentes desafios éticos e sociais relacionados à assistência à saúde criou a necessidade de um esforço formal para concentrar a atenção nas dimensões existenciais e morais dos programas de ensino, pesquisa e assistência ao paciente.

A inclusão da ética e das humanidades nos cursos de graduação da unidade FAMED-UFU centra-se na argumentação de que os cursos a ela ligados, e sua prática confluem em técnica, evidência e também nas questões humanísticas, éticas e morais.  Assim, os discentes em seu treinamento devem aprender não somente a base científica da doença, mas também os aspectos pessoais e humanos dela. Assim, eles estarão aptos a aprender a "ver" seus pacientes e apreciá-los como pessoas inteiras, entender suas histórias e circunstâncias de vida, aprimorar suas habilidades para ouvir e interpretar suas palavras, e a ler e pensar de forma crítica e reflexiva. Portanto, o objetivo nuclear do departamento de ética e Humanidades em saúde da Faculdade de medicina da UFU é formar profissionais que sejam capazes de promover transformação e para isso  incentivar, acompanhar e estimular os alunos durante sua formação acadêmica quanto à aquisição e desenvolvimento das competências necessárias ao profissional de cada curso, da FAMED-UFU incentivando a reflexão e crítica das ações e suas interfaces em  saúde. Desses profissionais espera-se desenvolvido o senso de respeito pelas pessoas, bom senso, decisão, objetividade, adaptabilidade, responsabilidade, sensibilidade, generosidade, discrição, curiosidade, dedicação, compreensão, conhecimentos, comunicação adequada, afetos e experiências suficientes para a ação; intuição para reconhecer o que vai além do concreto e visível; empatia para se colocar no lugar do outro e tratá-lo com respeito e tolerância.

Corpo docente:

Alessandra Carla de Almeida Ribeiro (acaribeiro@ufu.br)

Carlos Henrique Martins da Silva (carloshmed@gmail.com)

Eleusa Gallo Rosenburg  (eleusarosenburg@gmail.com)

Helena Borges Martins Da Silva Paro (helenabmsparo@gmail.com)

Mariana Hasse (marianahasserp@gmail.com)

Marília Martins Prado Bonini ( marylila@gmail.com)

Renata Rodrigues Catani (renata_rcatani@hotmail.com)

Tânia Maria da Silva Mendonça (tmsmendonca@ufu.br)

Participação Técnica: Alfredo Demetrio Jorge Neto

Coordenador do Departamento: