Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família (PPGSAF)

por Portal FAMED
Publicado: 18/10/2017 - 10:09
Última modificação: 16/11/2023 - 10:10

Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família (PPGSAF)
O Mestrado Profissional em Saúde da Família é uma proposta de curso em rede nacional, apresentado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) e instituições de ensino e pesquisa que atuam no país. Este Curso tem a finalidade de formar profissionais de saúde que atuam no Saúde da Família/Atenção Básica nos diversos municípios brasileiros. Pretende ainda fomentar a produção de novos conhecimentos e inovações na atenção básica no país, considerando as diversidades regionais e locais, integrando parcerias entre Instituições acadêmicas e gestores da saúde pública. Espera-se com isso, contribuir para iniciativas defensoras do Sistema Único de Saúde (SUS), afirmando os valores constitucionais de universalidade, integralidade, equidade, descentralização e participação social, favorecendo a superação de obstáculos estruturais, para consolidação da Estratégia de Saúde da Família como política pública efetiva. Com a nova Política Nacional de Atenção Básica (2011) reafirma-se o fortalecimento da Estratégia de Saúde da Família como prioridade na Atenção Básica, assim como da Gestão Municipal, Regional e Estadual, da participação da sociedade e o controle social.

O Mestrado profissional em Saúde da Família terá duração mínima de 18 meses e máxima de 24 meses, com carga horária total de 960 horas. Serão 42 créditos distribuídos entre 32 créditos para as disciplinas obrigatórias (480 horas) e 10 créditos para disciplinas eletivas (150 horas) e 22 créditos para dissertação (330 horas).

O PROFSAÚDE ocorrerá na modalidade semipresencial; do total de 960 horas, 832 horas serão desenvolvidas em trabalho online e 128 horas em trabalho desenvolvido em encontro físico-presencial entre os participantes de cada uma das universidades, sendo, portanto, muito maior a carga horária online do que a presencial. São previstos oito encontros físico-presenciais; no primeiro e segundo semestres ocorrerão três destes encontros em cada um e no terceiro e quarto semestres apenas um em cada um.

As atividades EaD serão desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) - Open Source Moodle (Modular Object Oriented Distance Learning – Objeto Modular Orientado ao Ensino a Distância), por ser um software livre de ambiente colaborativo de aprendizagem, possibilitando ações educativas compartilhadas através da utilização de tecnologia, onde todos sujeitos envolvidos podem atuar simultaneamente. É um software possível de ser utilizado em qualquer sistema operacional, além de ter positivamente as características da adaptabilidade e Usabilidade.

Objetivos

• Formar profissionais de saúde para exercerem atividades de docência, preceptoria e gestão;
  • Formar profissionais de saúde para exercerem atividades de investigação e de ensino nas unidades de saúde;
  • Fortalecer as atividades de produção do conhecimento e ensino na Saúde da Família nas diversas regionais do país;
  • Qualificar o profissional do Programa Mais Médicos para o trabalho no Saúde da Família/AB;
  • Articular elementos da educação, atenção, gestão e investigação no aprimoramento da ESF;
  • Estabelecer uma relação integradora entre o serviço de saúde, os trabalhadores e os usuários.

Linhas de pesquisa

• Atenção à saúde, acesso e qualidade na Atenção Básica em Saúde;
  • Atenção integral aos ciclos de vida e grupos vulneráveis;
  • Educação e Saúde: tendências contemporâneas da educação, competências e estratégias;
  • Gestão e Avaliação de Serviços na Estratégia de Saúde da Família/ Atenção Básica;
  • Informação e Saúde;
  • Pesquisa Clínica: interesse da Atenção Básica;
  • Vigilância em Saúde.

• Atenção e Gestão do Cuidado - 60h (2º sem)
  • Atenção Integral na Saúde da Família - 60h (1º sem)
  • Educação na Saúde - 60h (1º sem)