Edital
Bolsas

Seleção de Estudantes Bolsistas para participação no PET-Saúde: Gestão e Assistência

Edital DIRFAMED Nº 3/2022
por Mariana Andrade Barcelos Rosa
Publicado: 08/07/2022 - 17:36
Última modificação: 01/09/2022 - 08:47
Público-alvo: 
Data de publicação: 
08/07/2022

A Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (FAMED-UFU) foi contemplada no Edital nº 1/2022 do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) em parceria com a Prefeitura Municipal de Araguari-MG. O título do projeto aprovado é “PET-SAÚDE: TRANSFORMANDO SABERES E PRÁTICAS DO SUS A PARTIR DA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE”, cujo objetivo principal será desenvolver ações de educação para o trabalho em saúde visando o fortalecimento da integração ensino-serviço-comunidade, por meio da formação interprofissional em eixos vinculados à gestão em saúde e assistência à saúde, pautados no atual contexto e necessidades do SUS. Por meio do projeto será possível atender às demandas das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos da saúde, com a inserção dos estudantes nos cenários de práticas, favorecendo uma formação crítica, reflexiva e que atenda às demandas do Sistema Único de Saúde - SUS. Além de ser uma oportunidade para reafirmar o compromisso com a saúde da população.

As atividades a serem desenvolvidas por docentes, discentes e profissionais da saúde da rede de atenção à saúde em Araguari estão organizadas nos eixos de gestão em saúde (1 grupo tutorial), cujo tema contempla a gestão de sistemas e serviços de saúde, redes de atenção à saúde, avaliação e monitoramento em saúde; e de assistência à saúde (3 grupos tutoriais), cujos temas são 1) as doenças crônicas, 2) os cuidados com a saúde mental e 3) a vigilância em saúde e promoção à saúde.

A Universidade Federal de Uberlândia, através do presente edital, informa que se encontram abertas, no período de 11 de julho a 21 de julho de 2022, as inscrições para seleção de estudantes bolsistas, para atuar no Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (Pet-Saúde: Gestão e Assistência) pelo período de 12 (doze) meses (01/08/2022 a 31/07/2023), em conformidade com o Edital SGTES/MS nº 1/2022, de 10 de janeiro de 2022.