Docente da UFU promove nova edição do curso “Acesso Venoso Orientado por Ultrassom”

por Fernanda
Publicado: 26/03/2024 - 15:51
Última modificação: 26/03/2024 - 15:51

Mais de 30 enfermeiros do Hospital de Clínicas da UFU/Ebserh já participaram do "Curso de Habilitação em Acesso Venoso Periférico Orientado por Ultrassom". Idealizado pelo professor do curso de graduação em Enfermagem da Faculdade de Medicina da UFU (Famed), Omar Pereira de Almeida Neto, e pela enfermeira do HC-UFU, Fernanda Nascimento Alves, o treinamento, que está na segunda edição, foi direcionado aos enfermeiros da Unidade de Urgência e Emergência do hospital.

“Em 2022 realizamos a primeira edição do curso e capacitamos mais de 20 enfermeiros. Agora em 2024, mais 10 enfermeiros foram contemplados com o curso, selecionados por sorteio. Esperamos agregar cada vez mais tecnologias em saúde à prática assistencial do enfermeiro nos cuidados clínicos dos pacientes. O uso do ultrassom para obtenção de acesso vascular periférico é totalmente seguro, assertivo e efetivo”, explicou o professor Omar.

Com carga horária total de 40 horas, o curso que conta com parceria de profissionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foi dividido em dois módulos de estudo: um teórico e outro teórico-prático.

Ainda, coordenaram o curso a Dra. Eneida Rejane Rabelo, enfermeira e professora da UFRGS e três enfermeiros do Programa de Acesso Vascular do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Leandro Hansel, Rodrigo Ceratti e Marina Junges.

O curso é fruto de parceria estabelecida em atividades de pesquisa do professor Omar. “Desde a realização do pós-doutorado em ciências cardiovasculares na UFRGS (2021), estabeleci com a equipe da professora Eneida esta parceria, a qual tem rendido ótimos frutos”, relatou.

Novas parcerias

Omar Almeida divide as atividades na sala de aula com a pesquisa e, recentemente, tem se dedicado à realização de ações de pesquisa clínica em Enfermagem Cardiovascular e Insuficiência Cardíaca. Novas parcerias com universidades do Brasil e do Reino Unido têm sido estabelecidas e o objetivo é fortalecer a área de ensino e pesquisa para trazer mais inovação à assistência.

Fonte: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-sudeste/hc-ufu