Graduando do curso de medicina da Universidade Federal de Uberlândia realiza intervenção educacional em escola do município de Andradina – SP

por Lorrainy Cristhiny
Publicado: 23/10/2023 - 17:03
Última modificação: 25/10/2023 - 13:23

No dia 22 de setembro, dando seguimento as ações do Setembro Amarelo proposto no Calendário do Ministério da Saúde, graduando do curso de medicina da Universidade Federal de Uberlândia realizou intervenção educacional em escola do município de Andradina – SP, como um das ações do internato de Saúde Coletiva.

Acompanhado da preceptora-médica, Thaiane Suzuki, o estudante Gabriel Garcia teve uma tarde de conversa com os professores do Ensino Médio da Escola Estadual Francisco Teodoro de Andrade, localizada no território da Unidade Básica de Saúde em que realiza estágio curricular obrigatório. A atividade foi resultado da articulação entre a Equipe de Estratégia de Saúde da Família e a equipe diretora da Escola. O objetivo do encontro foi de sensibilizar a equipe de educadores em relação a relevância das questões referentes ao Suicídio, além de estimular o empoderamento da escola no reconhecimento precoce dos sinais de alerta e no oferecimento dos equipamentos municipais de saúde disponíveis para escuta qualificada e acolhimento.

A premissa dos organizadores partiu do entendimento do comportamento suicida como manifestação tardia de sofrimento psicológico, deste modo, a escola enquanto um dos pilares da sociedade exerce uma importante corresponsabilidade no cuidado desse sofrimento. A escola muitas vezes, sobretudo as de período integral (como a escola em que a ação foi realizada), pode ser o primeiro porto-seguro para um pedido de ajuda, o que justifica a sensibilização para uma primeira escuta amiga.

O encontro, com duração aproximada de 2h, contou com uma estratégia de gameficação, através de quiz interativo pela plataforma Kahoot seguida de exposição dialogada. Os principais tópicos abordados foram:  Conceituação do suicídio e apresentação do modelo de causalidade múltipla do suicídio (comportamento suicida como manifestação tardia de sofrimento psicológico); O papel da escola e seus colaboradores no reconhecimento e orientação dos seus alunos em possível sofrimento psicológico; Sinais de alerta para o sofrimento psicológico e comportamento suicida; Equipamentos de saúde pública disponíveis no município e como direcionar, em caso de necessidade.

Ações como esta têm como objetivos o estreitamento dos laços  entre os estudantes/ profissionais e a comunidade, empoderar as equipes dos demais equipamentos municipais, reforçar a abertura existente nas unidades de saúde,  além de contribuir para o reconhecimento precoce de sinais sugestivos de sofrimento mental e, consequentemente, prevenção do suicídio.