Graduandos do curso de Medicina da UFU realizam atividade de orientação e conscientização sobre hepatites virais em Tupaciguara - MG

por Lorrainy Cristhiny
Publicado: 03/08/2023 - 16:16
Última modificação: 22/12/2023 - 10:06

Graduandos do curso de medicina da Universidade Federal de Uberlândia realizam atividade de orientação e conscientização  sobre hepatites virais voltadas para a comunidade em Tupaciguara - MG, acompanhados de preceptores.

Este momento de troca de informações  batizado de "Sala de Espera" é  realizado, rotineiramente, nos postos de saúde da cidade de Tupaciguara-MG, e oportunamente, enquanto os pacientes aguardam atendimento médico. É  organizado e planejado pela secretaria de saúde do município, coordenadores das respectivas unidades e conta com a participação dos nossos alunos do curso de medicina que estão em momento de prática voltado para a atenção primária em saúde.

Dessa forma, os  alunos juntamente com as equipes multidisciplinares em saúde abordam sobre doenças prevalentes no Brasil  e na região, fornecendo  informações sobre sinais/ sintomas, diagnóstico, transmissão, tratamento, e profilaxia de forma clara e sucinta. Em julho a Sala de Espera pautou- se na campanha " Julho Amarelo" voltada para conscientização sobre hepatites virais. Além de muita informação, foram distribuídos preservativos e realizados testes rápidos para rastreio das principais hepatites virais.

Estes eventos têm como objetivos o estreitamento dos laços entre os estudantes/ profissionais e a comunidade, informar a população sobre as inúmeras ferramentas das atenção primária em saúde, contribuir para aumento da detecção de diversas doenças na população e aumentar a aderência ao tratamento.