Professores e alunos do curso de Medicina receberam Menção Honrosa no Prêmio Inovação UFU 4.0

por Mariana Andrade Barcelos Rosa
Publicado: 14/10/2019 - 15:53
Última modificação: 24/01/2020 - 10:38

No dia 14 de outubro de 2019, no auditório da Fundação de Apoio Universitário (FAU), o reitor da Universidade Federal de Uberlândia, Prof. Valder Steffen Júnior, concedeu a professores e estudantes do curso de Medicina uma Menção Honrosa pelo projeto A Interface Educação em Saúde e Mídias Sociais: articulando tecnologias para a aprendizagem significativa na Educação Médica inscrito no Prêmio Inovação UFU 4.0.

A menção honrosa contemplou o trabalho coordenado pelo Prof. Danilo Borges Paulino e desenvolvido pelos professores Gustavo Antonio Raimondi e Wallisen Tadashi Hattori e os estudantes Caio Cabral de Araújo Martins, Viviane Pereira Bernardes, Nathaniel Lucas Soares Lima, Lineker Fernandes Dias, Maria Eduarda de Oliveira Fernandes, Raíssa Fragoso, Rebeca Raissa Bezerra de Oliveira, Monique Arantes Pereira, Pedro Henrique Cerqueira e Alexandre Cesar Alves de Castro.

O Prof. Danilo atribui o sucesso dessa iniciativa às oportunidades proporcionadas pela Faculdade de Medicina e Administração Superior da Universidade Federal de Uberlândia e, principalmente, ao empenho de docentes e discentes que acreditam e investem, tanto quanto ele, na melhoria da Educação Médica no país. O professor ainda destaca que desse trabalho surgiu o artigo WhatsApp® como Recurso para a Educação em Saúde: Contextualizando Teoria e Prática em um Novo Cenário de Ensino-Aprendizagem publicado na Revista Brasileira de Educação Médica.

O Prêmio Inovação UFU 4.0, lançado em 2019 por meio de chamada pública, propôs-se apresentar à sociedade e a toda comunidade universitária o que a UFU está desenvolvendo para a efetivação da cultura 4.0, bem como estimular o trabalho em equipe multidisciplinar, a criação de negócios, processos, produtos, serviços, soluções inovadoras de impacto social e econômico e, assim, promover o envolvimento da  academia com esta nova visão de mundo. Organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), através da Diretoria de Inovação e Transferência de Tecnologia (DIRTC- Agência Intelecto), com o apoio Diretoria de Comunicação Social (Dirco), o prêmio da edição 2019 selecionou projetos acerca de três temas: Acessibilidade, Sustentabilidade e Tecnologias de Aprendizagem.

A Profa. Rosângela Martins de Araújo, coordenadora do Curso de Medicina, que esteve presente na cerimônia, disse que foi gratificante verificar o envolvimento dos docentes e discentes do curso com a Educação Médica  por meio da criação de novas tecnologias de aprendizagem. Salientou ainda a importância dessas ações para o desenvolvimento de cursos de graduação em Medicina no país.

A Faculdade de Medicina parabeniza todos os docentes e discentes envolvidos por mais essa conquista!