Acontece

I Congresso Internacional de Atenção à Saúde na Perspectiva do Cuidado: avanços e desafios e X Fórum Mineiro de Enfermagem

por Mariana Andrade Barcelos Rosa
Publicado: 02/10/2019 - 13:27
Última modificação: 17/01/2020 - 10:58

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) sediou nos dias 11, 12 e 13 de setembro de 2019 a 1ª edição do Congresso Internacional de Atenção à Saúde na Perspectiva do Cuidado: avanços e desafios e a 10ª edição do Fórum Mineiro de Enfermagem. O evento ocorreu no auditório do bloco 3Q do Campus Santa Mônica e trouxe, por meio de conferências, mesas redondas e apresentações de trabalhos científicos, o que há de mais atual na saúde pública mundial e brasileira, saúde do adulto, idoso, homem, mulher, criança, do trabalhador e mental. Tal evento reuniu renomados especialistas nacionais e internacionais para discutir as práticas do cuidado em saúde e buscar inspirações para as inovações necessárias aos desafios impostos a nossa atualidade. Em consonância com a objetivo deste, a Comissão Científica dedicou-se à organização de Sessões Coordenadas para apresentação de trabalhos com vistas à discussão e partilhas de propostas inovadoras, no âmbito teórico, reflexivo, experimental e/ou intervencionistas, relacionadas às diversas áreas prioritárias em Saúde.

Destaque para o aclamado e elogiado espetáculo cultural Play: Sem Pausas realizado no dia 12 de setembro de 2019 no Teatro Municipal de Uberlândia como integrante da programação do congresso e do Setembro Amarelo promovido UFU. Dirigido por Cedrick Willian, produzido por Cláudia Bittencourt e coreografado por Cedrick Willian, Karyne Bittencourt e Lucas Rodrigues, o espetáculo gratuito abordou, sob a perspectiva artística da dança contemporânea, o desenvolvimento do comportamento suicidário entre jovens e adolescentes e possíveis estratégias para mediá-lo. O espetáculo contou ainda com a participação especial do Dr. José Carlos, da Universidade de Coimbra, que trouxe reflexões importantes acerca da temática.

 

O I do Congresso Internacional de Atenção à Saúde na Perspectiva do Cuidado: avanços e desafios e o X Fórum Mineiro de Enfermagem foram organizadas com muito cuidado e dedicação pelos docentes do curso de graduação em Enfermagem da Faculdade de Medicina. Parabenizamos a Comissão Executiva e a todos(as) os(as) envolvidos(as) pela excelente organização e pelo brilhante evento!

 

Comissão Executiva

 

Presidente: Profa. Dra. Valéria Nasser Figueiredo

Vice-Presidente: Profa. Dra. Suely Amorim de Araújo

Cerimonial: Prof. Dr. Elias José de Oliveira

Comissão Científica e Anais: Profa. Dra. Patrícia Costa dos Santos e Profa. Dra. Karine Santana de Azevedo Zago.

Comunicação/Divulgação/Imprensa: Profa. Dra. Tatiany Calegari

Infraestrutura e Logística: Profa. Dra. Efigênia Aparecida Maciel de Freitas

Patrocínio e Finanças: Prof. Dr. Omar Pereira de Almeida Neto

Recepção e Social: Profa. Dra. Carla Denari Giuliani

Secretária e Registro: Profa. Dra. Juliana Pena Porto

 

 

 

 

 

 

 

Fotos: Milton Santos