Laboratório

Laboratório de Anatomia Patológica

LAPAT
por Portal FAMED
Publicado: 27/11/2018 - 14:59
Última modificação: 19/03/2020 - 10:04

O Laboratório de Patologia (LAPAT) atua na execução de exames em patologia, patologia cirúrgica, citopatologia e necropsia de pacientes internados ou dos ambulatórios do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC/UFU). Além das técnicas de rotina em patologia, o LAPAT realiza estudos imunohistoquímicos, imunocitoquímicos e de imunofluorescência.

 

A equipe de trabalho é formada por sete médicos patologistas (dos quais três são docentes da FAMED), seis residentes e 23 servidores técnico-administrativos.

 

O LAPAT está localizado no segundo piso do Hospital de Clínicas e conta com: Recepção de Material Biológico Humano, Sala de Macroscopia, Setor de Histotecnologia (sala de inclusão e sala de microtomia), Setor de Histopatologia e Citopatologia para procedimentos de rotina e colorações histoquímicas, Sala de Exames de Congelação e de Imuno-fluorescência, Sala de Imuno-histoquímica, Secretaria de Emissão de Laudos, Arquivos (de lâminas, blocos e laudos) e Setor de Necropsia (Bloco 2Q).

 

Os seguintes serviços são prestados à comunidade: Citopatologia Oncótica, Patologia Cirúrgica (biópsias), Colorações Especiais, Biópsia Intraoperatória (exame de congelação), Imun-histoquímica, Imunofluorescência, Revisão de Casos Externos de pacientes encaminhados ao HC/UFU e Necropsias.

 

O LAPAT apóia as atividades de Pesquisa e de Extensão da Universidade Federal de Uberlândia.

Horário de atendimento: 
De segunda a sexta-feira das 07:00 às 19:00.
+55 34 3225-8566 R:8566