Comissões

por Chrystian R. Campos
Publicado: 03/09/2019 - 12:02
Última modificação: 10/05/2021 - 11:24

A COREMU é a Comissão de Residência Multi e Uniprofissional, componente do Programa Residência em Área Profissional da Saúde (Uni e Multiprofissional) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia PRAPS/FAMED/UFU. A COREMU é composta por representantes dos diversos atores envolvidos com a residência. Este órgão tem caráter informativo e deliberativo, reunindo-se ordinariamente uma vez por mês e extraordinariamente, sempre que necessário, a critério do seu presidente ou por solicitação dos seus membros.

Conforme Regimento Interno 2015 vigente

Art. 16°. São atribuições da COREMU:

I. Coordenar e avaliar a execução do PRAPS-FAMED-UFU;
II. Acompanhar o desenvolvimento das atividades e propor modificações necessárias para o adequado andamento do PRAPS-FAMED-UFU;
III. Cumprir, fazer cumprir e divulgar o Regimento Interno do PRAPSFAMED-UFU, assim como o Regimento Interno da FAMED, O Estatuto e Regimento Geral da UFU. As normas da pós-graduação lato e quando couber do stricto sensu;
IV. Estabelecer as diretrizes didáticas;
V. Elaborar proposta de organização e funcionamento do programa, bem como de suas atividades correlatas;
VI. Propor convênios, normas, procedimentos e ações;
VII. Convalidar conteúdos e atividades que foram desenvolvidos em outros programas e atividades de pós-graduação, de acordo com as legislações da CNRMS-MEC;
VIII. Tomar ciência e providências em relação às resoluções da CNRMSMEC;
IX. Aprovar, acompanhar, avaliar e fiscalizar os planos de ensino das disciplinas;
X. Promover sistemática e periodicamente avaliações do programa;
XI. Deliberar sobre requerimentos dos Profissionais de Saúde Residentes no âmbito de suas competências;
XII. Estabelecer o período de férias anuais dos Profissionais de Saúde Residentes, em comum acordo com a coordenação da área de concentração e os serviços nos quais os estágios práticos serão realizados;
XIII. Aprovar o horário das atividades previstas pela PRAPS-FAMED-UFU;
XIV. Aprovar os relatórios a serem enviados às agências de fomento;
XV. Coordenar, organizar, articular, supervisionar, avaliar e acompanhar as Áreas de Concentração;
XVI. Zelar pela adequação do profissional de saúde residente à estrutura e normas de funcionamento das instituições/setores e serviços dos locais de práticas do PRAPS-FAMED-UFU pelo bom relacionamento com a
administração destes locais, exercendo o papel mediador sempre que necessário;
XVII. Acompanhar e avaliar o desempenho do Profissional de Saúde Residente, presidente da COREMU, coordenador de área, tutor e preceptor do PRAPS-FAMED-UFU;
XVIII. Definir as diretrizes, a elaboração de quaisquer editais, inclusive o de seleção para ingresso no Programa, o acompanhamento e execução do processo seletivo de candidatos;
XIX. Decidir sobre questões de matrícula e avaliação;
XX. Aprovar relatório anual e encaminhar à Diretoria da Faculdade de Medicina;
XXI. Avaliar e tomar providências cabíveis em relação a eventuais faltas cometidas e infrações disciplinares pelo Profissional de Saúde Residente, presidente da COREMU, coordenadores de Áreas de Concentração, tutores ou preceptores e que comprometam o bom funcionamento do programa, conforme Estatuto e Regimento Interno da UFU;
XXII. Aprovar os nomes para composição da Comissão Examinadora do Trabalho de Conclusão de Residência (Co -TCR);
XXIII. Criar mecanismos que assegurem aos Profissionais de Saúde Residentes efetiva orientação acadêmica e acompanhamento de tutores e preceptores;
XXIV. Propor e aprovar a criação ou alteração ou mesmo a extinção das Áreas de Concentração a partir da análise de viabilidade, realizada anualmente;
XXV. Propor e aprovar a criação ou remanejamento ou extinção das vagas de residência do PRAPS-FAMED-UFU a partir da análise de viabilidade, realizada anualmente; 

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