Atenção em Oncologia

por Chrystian R. Campos
Publicado: 10/09/2019 - 15:33
Última modificação: 21/12/2021 - 16:37

Sobre a Área de Concentração de Atenção em Oncologia

A área de concentração Atenção em Oncologia (AO) do Programa de Residência em Área Profissional da Saúde da Universidade Federal de Uberlândia constitui-se pela modalidade de pós-graduação Lato Sensu, caracterizado por ensino em serviço.
Destina-se a especializar profissionais da saúde na área da oncologia, contemplando as seguintes categorias profissionais: Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social.
A área de AO justifica-se pela necessidade de formação e especialização de profissionais para a Rede de Atenção Oncológica (RAO), em acordo com os princípios da integralidade e da humanização - pressupostos fundamentais para a implementação da Política Nacional de Atenção Oncológica (PNAO), estes, orientados pelas Diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e do Sistema Único de Saúde (SUS).
Possui como objetivo geral especializar profissionais da área da saúde para atuar na RAO, nas atividades de assistência, ensino, pesquisa e gestão, em uma perspectiva interdisciplinar, e de acordo com os princípios do SUS e da Política Nacional de Humanização.
A proposta pedagógica da Atenção em Oncologia fundamenta-se em conceitos filosóficos e metodológicos que partem da análise dialética das transformações sociais e comunitárias componentes dos diversos campos da rede de saúde.

 

Perfil do Profissional de Saúde Egresso

Caracteriza-se pela promulgação de um profissional de saúde capaz de coordenar suas ações com base no rigor científico, técnico e metodológico de maneira crítico-reflexiva.
Que seja capaz atuar de forma interdisciplinar na rede de atenção oncológica no que tange a atenção básica, de média e de alta complexidade – desenvolvendo papéis que perpassem de maneira integralizadora pelos campos de promoção da saúde, prevenção de agravos, rastreamento, detecção precoce, diagnóstico, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos.
E que conduza no escopo de sua atuação os aspectos éticos, legais e humanísticos para a assistência, o ensino, a pesquisa e gestão - frente às necessidades dos usuários do SUS, considerando as características sociais, culturais, subjetivas, espirituais e epidemiológicas de cada contexto social/comunitário vivenciado.


Carga Horária:

Duração do Programa: 24 meses
Carga Horária: 60 horas semanais

Carga Horária Total: 5760 horas
Carga Horária Prática (80%): 4608 horas
Carga Horária Teórica e Teórico-Prática (20%): 1152 horas

 

OBS: O Programa de Residência exige do Profissional de Saúde Residente a dedicação exclusiva, ou seja, durante a residência não podem ser desenvolvidas outras atividades como Doutorado, Mestrado Acadêmico e Especializações.

 

AS VAGAS SÃO OFERTADAS CONFORME A DISPONIBILIDADE EM RECEBER NOVOS RESIDENTES OCORRENDO MUDANÇAS A CADA NOVO EDITAL

Coordenadora da Área

Me. Silvana Gonçalves Cardoso