Grade Curricular

8 APRESENTAÇÃO DA ESTRUTURA CURRICULAR

A Estrutura Curricular do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia foi elaborada tendo como embasamento legal a legislação vigente (PARECER Nº CNE/CES 1.133/2001) e Resolução Nº 3/2005 do Conselho Universitário, e alterada em março de 2010 em conformidade à Resolução nº 4, de 6 de abril de 2009, contemplando as seguintes áreas:

Ciências Biológicas e da Saúde – incluem-se os conteúdos (teóricos e práticos) de base moleculares e celulares dos processos normais e alterados, da estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos, aplicados às situações decorrentes do processo saúde-doença no desenvolvimento da prática assistencial de Enfermagem.

Ciências Humanas e Sociais – incluem-se os conteúdos referentes às diversas dimensões da relação indivíduo/sociedade, contribuindo para a compreensão dos determinantes sociais, culturais, comportamentais, psicológicos, ecológicos, éticos e legais, nos níveis individual e coletivo, do processo saúde-doença, e Língua Brasileira de Sinas – LIBRAS (Decreto nº. 5626 de 22 de Dezembro de 2005)

Ciências da Enfermagem - neste tópico de estudo, incluem-se:
• Fundamentos de Enfermagem: os conteúdos técnicos, metodológicos e os meios e instrumentos inerentes ao trabalho do Enfermeiro e da Enfermagem em nível individual e coletivo.

• Assistência de Enfermagem: os conteúdos (teóricos e práticos) que compõem a assistência de Enfermagem em nível individual e coletivo prestada à criança, ao adolescente, ao adulto, à mulher e ao idoso, considerando os determinantes sócio-culturais, econômicos e ecológicos do processo saúde-doença, bem como os princípios éticos, legais e humanísticos inerentes ao cuidado de Enfermagem.

• Administração de Enfermagem: os conteúdos (teóricos e práticos) da administração do processo de trabalho de Enfermagem e da assistência de Enfermagem.

• Ensino de Enfermagem: os conteúdos pertinentes à capacitação pedagógica do profissional para atuar como enfermeiro e professor na educação básica e profissional.

Esta proposta curricular sofreu alterações em conformidade à Resolução nº 4 de, 6 de abril de 2009, e atende também, tanto as Diretrizes Curriculares Nacionais, conforme Parecer CNE/CES 1133/2001, e a Lei de Diretrizes e Bases de Educação Nacional nº. 9.934 de 1996, quanto as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, Cursos de Licenciatura, de Graduação Plena – Resoluções CNE/CP Nº 1/2002 e CNE/CP Nº 2/2002 e Projeto Institucional de Formação e de Desenvolvimento do Profissional de Educação – Resolução Nº 03/2005 CONSUN/UFU.
Os componentes curriculares do Curso de Graduação em Enfermagem ora propostos, totalizando 4.715 horas, estão organizados em três Núcleos de Formação, interligados proporcionando um aprendizado seqüencial, a partir da reflexão e problematização da realidade, contemplando a interdisciplinaridade tendo como base de apoio o perfil e competências profissionais (Quadros 01 e 02).