Departamento de Saúde Coletiva desenvolve atividade interdisciplinar

por Mariana Andrade Barcelos Rosa
Publicado: 11/07/2022 - 07:40
Última modificação: 11/07/2022 - 07:40

O papel da doula consiste em oferecer apoio físico e emocional para a gestante e sua família, além de compartilhar informações antes, durante e após o nascimento da criança. Em Uberlândia-MG, toda gestante tem o direito assegurado pela Lei Municipal nº 12.314/2015, de ser acompanhada por uma doula durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, além de ter um(a) parceiro(a) de sua livre escolha durante esse processo.

Dentro da temática Atenção à Saúde, considerando a necessidade de diálogo da equipe multiprofissional e respeitando as experiências, saberes diversos e o papel de cada membro da equipe, foi realizada uma atividade integrada entre as turmas do 4º período do curso de graduação em Medicina e do 1º período do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no dia 13 de Junho de 2022, conduzida pela doula Alessandra Araújo, sobre funções e responsabilidades dessa profissão.

Como parte do processo de aprendizagem de futuros profissionais da saúde, é essencial saber estratégias que assegurem o acesso ao atendimento humanizado durante a gestação, garantindo à mulher a efetivação de seus direitos sexuais e reprodutivos, bem como à criança o direito ao nascimento seguro. Entender o papel do médico e do enfermeiro ao longo desse processo é fundamental na formação de profissionais comprometidos com a assistência integral e acolhedora para as mulheres e gestantes.

Para estudantes do componente curricular Saúde Coletiva IV (Medicina), foi de suma importância conhecer as funções e responsabilidades de uma doula, que pode acompanhar e prestar assistência à mulher não somente durante o trabalho de parto, como também durante a gestação e no pós-parto. Para os estudantes do componente curricular Organização dos Estudos Acadêmicos (Enfermagem), reconhecer os saberes (empírico e científico, por exemplo) envolvidos no nascimento de uma criança e aprender sobre a composição da equipe presente no processo é fundamental para uma melhor assistência. Para esta segunda turma, o conteúdo também foi útil para a atividade de confecção de relatório, um dos trabalhos acadêmicos desenvolvidos ao longo do curso.

Esta atividade foi planejada pelas professoras Nicole Geovana Dias Carneiro, Letícia Martins Okada e Janaína Paula Costa da Silva do Departamento de Saúde Coletiva – Curso de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia.