Homenagem ao Prof. Alberto de Oliveira Barbosa

por Mariana Andrade Barcelos Rosa
Publicado: 18/03/2021 - 19:19
Última modificação: 20/04/2021 - 09:46

O Professor Alberto de Oliveira Barbosa ingressou como estudante de Medicina na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em 1981, graduando-se em 1986. Logo, no ano seguinte, já estava aprovado e iniciava sua especialização em Anestesiologia (1987-1989), especialização realizada com dedicação, esmero e muito envolvimento com colegas, professores, funcionários e pacientes.

Dando seguimento à carreira, além de anestesiologista nas cidades de Araguari e Uberlândia, prestou concurso para Docente da Disciplina de Anestesiologia da Faculdade de Medicina (FAMED) da UFU. Tendo sido aprovado, tomou posse em 1994.  Ocupou esse cargo até os dias de hoje com muita dedicação.

Foi, durante sua trajetória na carreira docente, Chefe do Setor de Anestesiologia (SEANE) do Hospital de Clínicas de Uberlândia e Coordenador da Disciplina de Anestesiologia, do Departamento de Cirurgia (DECIR) da FAMED.

É considerado pelos seus alunos e pares como “eterno professor, grande ser humano”, além de ter sido exemplo e estímulo a ser seguido por muito de seus ex-alunos e, hoje, colegas de especialidade.

Prof. e Dr Alberto foi um grande médico, grande parceiro de profissão e companheiro em Congressos. Um sujeito de fala mansa e agregador. Foi um Guerreiro. Ao ficar doente, há alguns anos , acometido por um Linfoma, lutou bravamente pela vida e, agora, mais uma vez, nos ensinou o quanto ela deve ser desejada e aproveitada.

A você, Professor e Dr Alberto, nossa eterna admiração e gratidão! Fique em paz. Sua passagem é um duro golpe para todos nós, mas aprouve a Deus tê-lo tomado.

Esta é uma homenagem de seus colegas de trabalho e amigos:

Profa. Dra Mirian Rizza Campos Reis - DECIR
Prof. Dr. Neuber Martins Fonseca - DECIR